terça-feira, 15 de setembro de 2015

E agora Jão? Porque somos a segunda opção?

 por Lucila Celete

Se a década de oitenta parece estar muito longe para você, ou para quem curtiu esta década chamada de década brega...
Imaginem para a democracia da cidade de Cotia?
Desde a década de oitenta que não temos o direito a voz, que não subimos a tribuna da câmara de vereadores da nossa cidade.
Mulheres, aonde estamos?
Porque nos procrastinamos a vontade alheia, a vontade masculina?
Fato verídico, comprovado por documento expedido pela própria câmara municipal de Cotia, declara que a última mulher a ocupar o cargo de vereadora, naquela instituição, foi a Sra. Rosa Xavier de Lima, vereadora esta, suplente, na 10º legislação, que foi de 1989 a 1992.
E eu aqui com toda a indignação por não me ver representada naquela casa, não vejo mulheres na câmara de vereadores da minha cidade, cidade que elegi como minha.
Também não me vejo representada em algumas outras situações, mas isso fica para um próximo desabafo.
Porque mulheres em cotia, servem apenas para cumprir regras do TER, servem apenas para preencher um buraco, para assinar uma filiação que depois pode ser desfeita após ter sido computada como a “tola” que cumpriu a cota do TRE.
Me desculpem as mulheres que aceitaram e as que este momento aceitam esta condição de “bobo da corte” de “tampa” para frigideira, mas não aceito esta condição dada as mulheres da nossa cidade.
Uma cidade de pessoas iluminadas, de idealistas, intelectuais e artistas, mas uma CIDADE onde colocam a mulher como estepe, como segunda opção, como algo necessário, mas não importante na política.
Quem poderia estar aqui, se não fosse uma mulher?
  Senhores vereadores, prefeito, e pretensos futuros candidatos, pensem bem antes de fazer uma mulher de “boba” desta vez, porque apesar de ainda termos muitas sras Rosas por ai, temos também muitas Silvanas, Veras, Lucilas, Claudias entre outras que vão pra briga de verdade e que não vão aceitar ser segunda opção.   

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário