terça-feira, 29 de abril de 2014

Epistemologia de supermercado

Leite sem lactose. 
A frase me congelou por longos segundos na seção de matinais.
Nunca imaginei que encontraria um oximoro em pleno supermercado! 
Menos ainda que ele custasse R$ 21,99 a unidade.
Vai ver era o preço o que os gregos tinham em mente quando cunharam a palavra... 
Só então parei para pensar no “café descafeinado”. Claro que já tinha ouvido a expressão.
Mas, como uma espécie de “pingado filosófico”, o leite me fizera prestar mais atenção ao café. 
Subi nas costas do tempo e me perguntei: o que pensariam meus avós, que costumavam amanhecer a casa com cheiro de café torrado?
Se o leite sem lactose me pareceu uma piada grega, aquele café, sem dúvida, era alguma artimanha de retórica romana.
Uma ironia digna de Cícero.
Já podia imaginá-lo dizendo, “até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência?
Até inventarem um café descafeinado?”.
Vida que segue.
Segui, puxado pelo pacato carrinho de compras.
Então a coisa ficou séria...
Pisquei duas vezes para acreditar e vi.
Era verdade.
Uma goiabada cascão diet!
Aquele produto pôs em xeque meu “status quo” alimentar.
Foi como um golpe de estado contra meus valores, um abalo revolucionário.
Não era apenas um doce, mas uma verdadeira ruptura de paradigma!! 
E não tive dúvida: aquela goiabada tinha um quê marxista!
De repente lá estava eu, segurando a tese e antítese.
Mas decidi não pagar para ver a síntese que uma boa bocada produziria.
E me penitenciei: isso deve fazer de mim um "reaça nutricional"... 
Mas então veio o horror. 
A cerveja sem cevada e zero de álcool. 
Toda moralidade estava perdida.
Entrei no supermercado como um consumidor crente e sairia um cético, um niilista alimentar. 
Maldito seja o nietzschiano que criou aquela bebida além da bebida: o colarinho era uma ilusão; a garrafa, mera doutrinação.
A boa cerveja estava morta: assim falou Zaratustra! 
Leite.
Café.
Goiabada.
Cerveja.
O mundo está virando um tremendo simulacro de Jean Baudrillard.
Somos mesmo pós-modernos.
O supermercado é a prova.

texto maravilhoso - creditos ao amigo lenadro Rust
https://www.facebook.com/leandro.rust?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário