segunda-feira, 14 de abril de 2014

A educação formal e a educação não-formal e suas diferenças...

Educação formal – educação dentro das escolas, baseado em currículos regulamentados e que fornece uma certificação.

Educação informal – criada nos universos em que esta indivíduo vai viver, como a igreja do bairro, as associações de classe, os grupos de lutas e movimentos sociais.

Educação não-formal – ainda em construção – práticas e conhecimentos de práticas escolares fora do universo escolar. Tem a ver com a educação que ocorre nas associações, congressos e outros e deve star articulada com a educação formal.

Ela não tem regulamentação, não dá certificação.
As práticas de lazer cultura são vistas como educação não formal, e o interessante é que uma realimenta a outra, conectadas sempre, porque uma não substitui a outra.
A educação não formal cria valores de cultura coletivos, princípios e bases sociais.
Desde os primórdios a educação, cria valores para a transformação dos seres humanos.
Com um mundo cada vez mais tecnológico, que depende diariamente, cada vez mais da educação e da busca de conhecimentos, não só para o desenvolvimento dos indivíduos, como para o desenvolvimento das nações em geral, as nações com um nível de educação alta, têm um nível de evolução geral maior, sendo a educação, um direito fundamental da pessoa como ser humano, como permanência e desenvolvimento dos mesmos na sociedade.
Educação não se resume a processos formais e sim a processos informais, desenvolvidos nos universos sociais de permanência dos indivíduos, no território onde ele se desenvolve.
A educação formal é baseada em currículo, com aparatos baseados em leis e regras e a educação não formal é baseada no processo de interação com o outro, na participação do indivíduo em movimentos sociais e ações sociais.
O ser humano nasce inserido dentro de um contexto social, igreja, clube, associações de bairro, família, baseado numa cultura e esta vai criar uma base para a sua educação informal, gerando valores e conceitos que este indivíduo acredita dentro de suas vivências em sociedade.

By Lucila Helena Celete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário