quinta-feira, 31 de março de 2011

Ética e Qualidade na DocênciaConferencista: Terezinha Azeredo Rios


O conhecimento científico é mensúravel. As ciencias costumam nos dar explicações sobre a realidade, porém, a filosofia se volta para a análise das verdades, filosofia é a busca da razão, da sabedoria, do verdadeiro sentido das coisas. Os valores que inspiram a ação, que dão força ao fazer, estão no campo da ética por excelência porque implicam numa escolha ou preferência. Os professores devem trabalhar com ética e rigor e a filosofia pode auxiliar nesta visão mais profunda das coisas, no seu sentido verdadeiro.  A escola como local de trabalho dos professores irão trabalhar o conhecimento, a cultura, ação social, cooperação, bom senso, estrutura social, divisão de trabalho, difusão social, função social do indivíduo, integração social, mobilização, valores, status sociais.
             
A escola e os professores devem escolher os padrões que serão ensinados. Sem “ethos”, costumes, sem cidadania civil, social e econômica, os professores terão que desenvolver a capacidade de pensar o próprio pensamento, a existência humana e o sentido de vida. Toda investigação filosófica veicula uma determinada concepção do que seja existência humana e qual o seu sentido; 

A moral nos dá um conjunto de ações que devemos seguir, porém, quando trabalhamos a ética devemos retroceder a dimensão moral, poética, política e estética para agirmos, devemos voltar a uma visão coletiva, para o bem comum e não para o bem de um grupo ou conjunto social. Ensinar o processo de humanização vinculada a uma determinada cultura, processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social. E então entre os diversos processos culturais o professor tem o dever de estabelecer quais culturas serão ensinadas para o aprimoramento moral e cultural de seus alunos. 

Na busca da educação de qualidade professores e alunos devem trabalhar em conjunto para caracterizar as qualidades necessárias para esta escola. Uma escola democrática  aberta a população, que promova espaço para a diversidade e a discussão, será uma escola de qualidade. Professores que procuram incentivar seus alunos a pensar, a buscar a verdade, a conhecer a multiplicidade de cultura e as diferenças sociais. 

A competência esperada dos professores difere das habilidades esperadas dos mesmos. Habilidades são as capacidades técnicas para executar determinada tarefa, competência por sinal é a soma de talentos e as habilidades. Esta associação produz resultados superiores aqueles que só utilizam habilidades ou talentos.

O trabalho docente competente é um trabalho que reúne diversas dimensões, onde se busca recursos paralelos para  o ato de ensinar, recursos que deem embasamento para que este ensino se torne competente. Um trabalho se torna esteticamente belo, quando o professor busca trabalhar suas competências e qualidades baseadas numa visão político-social, visão esta em que está inserida a sociedade e a escola em que trabalha. 

A moral se baseia em regras e normas, enquanto a ética se baseia em princípios que fundamentarão nossas ações. As regras e leis da moral nos dá base para uma sociedade organizada, para uma escola com multiplicidade de valores, que não podem ser ensinados, mais sim mostrados com a ação do professor.  
             
A qualidade na docência se dá a busca de utilizarmos os sentimentos durante o processo de ensino, para a busca da ética verdadeira, a busca de um trabalho justo,  onde buscamos a igualdade entre professores e alunos que ensinam e aprendem em um processo mútuo, quando aplicamos a ética buscamos o bem comum e assim podemos chegar a uma felicidade, porém uma felicidade que possa beneficiar o bem comum, aquele prazer que pode ser partilhado por um conjunto. Porque um prazer compartilhado pelo conjunto nos leva a cidadania, nos leva a verdadeira cidadania.

E a escola deve trabalhar para a construção desta verdadeira cidadania, onde podemos nos sentiremos verdadeiramente cidadãos, o sentido real de ser parte e fazer parte da sociedade de maneira democrática  levando em consideração aquilo que é de todos, do conjunto.
             
Porque democracia é realmente o regime político do povo, que protege o direito das minorias contra a tirania, o governo do povo e não pelo povo. E quando levantamos a visão da escola, pública ou privada, devemos encaminhar o trabalho do professor na formação de pessoas mais críticas, dentro da sua verdadeira cidadania, formando alunos com uma visão utópica no sentido de buscar sempre o horizonte que esta por vir, o fazer bem, com alegria e satisfação, buscando o melhor para alunos e professores.

E do mesmo jeito que na busca de felicidade não podemos ser feliz sozinhos, sem pensar num bem comum, ser competente também é um trabalho feito em conjunto, porque o que hoje é exigido como competência  amanhã não será mais e nesta mudança constante devemos trabalhar sempre em conjunto, na busca da competência do grupo, do trabalho bem feito em conjunto, trabalhando sempre com ética, o conjunto de habilidades e talentos, do grupo buscando sempre a promoção da cidadania e da felicidade.  

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