terça-feira, 13 de maio de 2014

sou contra crueldade................

Pois é a constituição de 88 é considerada a constituição cidadã, a mais justa que já tivemos, apenas precisamos faze-la valerem nosso país....
quem me conhece sabe como sou com os animais, a tia Rosangela me chamava de maria cachorreira.....

CF. Art. 225.
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

§ 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou SUBMETAM ANIMAIS A CRUELDADE.

AINDA ENROLADO NO CONGRESSO NACIONAL....

Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 2905/11, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que proíbe o uso de animais em pesquisas quando eles forem submetidos a algum tipo de sofrimento físico ou psicológico.

A proibição vale para estudos relacionados à produção de cosméticos, perfumes, produtos para higiene pessoal, limpeza doméstica, lavagem de roupas, de suprimentos de escritório, de protetores solares, além de vitaminas e suplementos.
Atualmente a Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98), que define punições para quem praticar atividade lesiva ao meio ambiente, criminaliza apenas a realização de experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

Pelo projeto, quem não cumprir a determinação ficará sujeito às penalidades previstas na lei de crimes ambientais. No caso de provocar o sofrimento de animais durante pesquisa, a pessoa poderá pegar de três meses a um ano de prisão, além de ser multada.

O autor do projeto lembra que a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) em 1978, prevê que experimentos que causem sofrimento físico ou psicológico violam os direitos dos animais e que métodos alternativos devem ser desenvolvidos e sistematicamente implementados.

“O ideal seria dispormos de técnicas alternativas ao uso de animais em toda atividade de ensino e pesquisa. A cura para muitas doenças depende de pesquisas médicas que utilizam animais e não podem ainda ser realizadas por métodos alternativos. Mas o que dizer, entretanto, de pesquisas relacionadas, por exemplo, à produção de cosméticos? Cosméticos não são produtos essenciais para a vida e a saúde humana. Não há, neste caso, nenhuma justificativa para tolerarmos o sofrimento de milhares de animais”, disse o parlamentar.



sigam o blog da Luisa Mell
http://luisamell.com.br/category/protecao-animal

sábado, 10 de maio de 2014

‪#‎nãovoumemudardecotiavoumudarcotia

CAMPANHA
No dia 10/05/2014, em Audiência Pública para ser discutido o Plano Diretor de Cotia, o Prefeito de nossa Cidade, Carlão Camargo nos surpreendeu com um discurso que deixou todos, ou pelo menos a maior parte ali presente indignado...
Disse como se fossem a coisa mais natural do mundo as seguintes frases:
"Quer fazer valer o seu direito? Quer ter voz e vez? Então seja candidato, vença as eleições [...] Se não está satisfeito com a Cidade, vá embora".
Assim convido todos os moradores de cotia, e que não pretendem mudar da cidade e sim dar uma cidade melhor para seus filhos morarem a se juntarem a mim na campanha por uma cidade NOSSA.
Sou cientista social formada e aprendi na faculdade que a democracia é o governo do povo e pelo povo, mas o nosso prefeito aprendeu que governar é humilhar, espezinhar e maltratar o povo...
Vamos dar o troco a altura de seus comentários. Vamos nos mobilizar e dar um basta nisso.
Lucila Helena Celete (porque não vou mudar de Cotia cidade que me acolheu a cinco anos, onde crio meus filhos, sou feliz, conheci meus maiores e melhores amigos e quero envelhecer e morrer.)


Se você ama cotia... colabore

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Isso é BRASIL.....


Essa médica merece ser aplaudida em pé!
"Dilma, deixa eu te falar uma coisa!
Sou Fernanda Melo, médica, moradora e trabalhadora de Cabo Frio, cidade da baixadalitorânea do estado do Rio de Janeiro.
Este ano completo 7 anos de formada pela Universidade Federal Fluminense e desde então, por opção de vida, trabalho no interior. Inclusive hoje, não moro mais num grande centro. Já trabalhei em cada canto...
Você não sabe o que eu já vi e vivi, não só como médica, mas como cidadã brasileira. Já tive que comprar remédio com meu dinheiro, porque a mãe da criança só tinha R$ 2,00 para comprar o pão.
Por que comprei?
Porque não tinha vaga no hospital para internar e eu já tinha usado todos os espaços possíveis (inclusive do corredor!) para internar os mais graves.
Você sabe o que é puxadinho?
Agora, já viu dentro de enfermaria? Pois é, eu já vi. E muitos. Sabe o que é mãe e filho dormirem na mesma maca porque simplesmente não havia espaço para sequer uma cadeira?
Já viu macas tão grudadas, mas tão grudadas, que na hora da visita médica era necessário chamar um por um para o consultório porque era impossível transitar na enfermaria?
Já trabalhei num local em que tive que autorizar que o familiar trouxesse comida ( não tinha, ora bolas!) e já trabalhei em outro que lotava na hora do lanche (diga-se refresco ralo com biscoito de péssima qualidade) que era distribuído aos que aguardavam na recepção.
Já esperei 12 horas por um simples hemograma. Já perdi o paciente antes de conseguir um mera ultrassonografia. Já vi luva descartável ser reciclada. Já deixei de conseguir vaga em UTI pra doente grave porque eu não tinha um exame complementar que justificasse o pedido.
Já fui ambuzando um prematuro de 1Kg (que óbvio, a mãe não tinha feito pré natal!) por 40 Km para vê-lo morrer na porta do hospital sem poder fazer nada. A ambulância não tinha nada...
Tem mais, calma! Já tive que escolher direta ou indiretamente quem deveria viver. E morrer...
Já ouvi muito desaforo de paciente, revoltando com tanto descaso e que na hora da raiva, desconta no médico, como eu, como meus colegas, na enfermeira, na recepcionista, no segurança, mas nunca em você.
Já ouviu alguém dizer na tua cara: meu filho vai morrer e a culpa é tua? Não, né? E a culpa nem era minha, mas era tua, talvez. Ou do teu antecessor. Ou do antecessor dele...
Já vi gente morrer! Óbvio, médico sempre vê gente morrendo, mas de apendicite, porque não tinha centro cirúrgico no lugar, nem ambulância pra transferir, nem vaga em outro hospital?
Agonizando, de insuficiência respiratória, porque não tinha laringoscópio, não tinha tubo, não tinha respirador?
De sepse, porque não tinha antibiótico, não tinha isolamento, não tinha UTI?
A gente é preparado pra ver gente morrer, mas não nessas condições.
Ah Dilma, você não sabe mesmo o que eu já vi! Mas deixa eu te falar uma coisa: trazer médico de Cuba, de Marte ou de qualquer outro lugar, não vai resolver nada!
E você sabe bem disso.
Só está tentado enrolar a gente com essa conversa fiada. É tanto descaso, tanta carência, tanto despreparo...
As pessoas adoecem pela fome, pela sede, pela falta de saneamento e educação e quando procuram os hospitais, despejam em nós todas as suas frustrações, medos, incertezas...
Mas às vezes eu não tenho luva e fio pra fazer uma sutura, o que dirá uma resposta para todo o seu sofrimento!
O problema do interior não é falta de médico. É falta de estrutura, de interesse, de vergonha na cara. Na tua cara e dessa corja que te acompanha!
Não é só salário que a gente reivindica. Eu não quero ganhar muito num lugar que tenha que fingir que faço medicina. E acho que a maioria dos médicos brasileiros também não.
Quer um conselho?
Pare de falar besteira em rede nacional e admita: já deu pra vocês!
Eu sei que na hora do desespero, a gente apela, mas vamos combinar, você abusou!
Se você não sabe ser "presidenta", desculpe-me, mas eu sei ser médica, mas por conta da incompetência de vocês, não estou conseguindo exercer minha função com louvor!
Não sei se isso vai chegar até você, mas já valeu pelo desabafo!"
(Fernanda Melo)

terça-feira, 29 de abril de 2014

Epistemologia de supermercado

Leite sem lactose. 
A frase me congelou por longos segundos na seção de matinais.
Nunca imaginei que encontraria um oximoro em pleno supermercado! 
Menos ainda que ele custasse R$ 21,99 a unidade.
Vai ver era o preço o que os gregos tinham em mente quando cunharam a palavra... 
Só então parei para pensar no “café descafeinado”. Claro que já tinha ouvido a expressão.
Mas, como uma espécie de “pingado filosófico”, o leite me fizera prestar mais atenção ao café. 
Subi nas costas do tempo e me perguntei: o que pensariam meus avós, que costumavam amanhecer a casa com cheiro de café torrado?
Se o leite sem lactose me pareceu uma piada grega, aquele café, sem dúvida, era alguma artimanha de retórica romana.
Uma ironia digna de Cícero.
Já podia imaginá-lo dizendo, “até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência?
Até inventarem um café descafeinado?”.
Vida que segue.
Segui, puxado pelo pacato carrinho de compras.
Então a coisa ficou séria...
Pisquei duas vezes para acreditar e vi.
Era verdade.
Uma goiabada cascão diet!
Aquele produto pôs em xeque meu “status quo” alimentar.
Foi como um golpe de estado contra meus valores, um abalo revolucionário.
Não era apenas um doce, mas uma verdadeira ruptura de paradigma!! 
E não tive dúvida: aquela goiabada tinha um quê marxista!
De repente lá estava eu, segurando a tese e antítese.
Mas decidi não pagar para ver a síntese que uma boa bocada produziria.
E me penitenciei: isso deve fazer de mim um "reaça nutricional"... 
Mas então veio o horror. 
A cerveja sem cevada e zero de álcool. 
Toda moralidade estava perdida.
Entrei no supermercado como um consumidor crente e sairia um cético, um niilista alimentar. 
Maldito seja o nietzschiano que criou aquela bebida além da bebida: o colarinho era uma ilusão; a garrafa, mera doutrinação.
A boa cerveja estava morta: assim falou Zaratustra! 
Leite.
Café.
Goiabada.
Cerveja.
O mundo está virando um tremendo simulacro de Jean Baudrillard.
Somos mesmo pós-modernos.
O supermercado é a prova.

texto maravilhoso - creditos ao amigo lenadro Rust
https://www.facebook.com/leandro.rust?fref=ts

domingo, 27 de abril de 2014

movimento de luta afrobrasileira

" A luta é grande pois temos que eliminar as sombras de escravidâo antes de qualquer coisa, é por isso que não devemos continuar dizendo que somos negros pois negro significa escravo.".
www.pretaeminhacor.com

E A DENGUE TOMA CONTA DA CIDADE DE SP..... VAMOS ARREGAÇAR AS MANGAS E COMPARTILHAR AS INFORMAÇÕES DE COMO COMBATER A DENGUE...



ME LEMBRO QUE A PRIMEIRA VEZ QUE OUVI FALAR DE DENGUE E VI ALGUÉM COM DENGUE FOI NO PERÍODO EM QUE MOREI NA BAHIA (ILHÉUS - 2006/2009), MEU MARIDO PEGOU DENGUE NA PRIMEIRA SEMANA EM QUE CHEGAMOS.
PENSEI QUE ERA UMA DOENÇA DE CIDADE SEM INFRAESTRUTURA, POIS INFELIZMENTE ILHÉUS É UMA CIDADE LINDA, TURÍSTICA E ABENÇOADA POR DEUS COMO TODO O ESTADO DA BAHIA, MAS SE ENCONTRA ESQUECIDA PELO PODER PÚBLICO.
POIS BEM, A CADA DIA NO ÚLTIMO MÊS, OUÇO NOVOS RELATOS DE DENGUE, MORTES, SURTOS.... O QUE ESTAMOS FAZENDO PARA COMBATER ESTE MAL???
VAMOS ARREGAÇAR AS MANGAS E COMPARTILHAR AS INFORMAÇÕES DE COMO COMBATER A DENGUE...

ISTO É COTIA II

Estão sendo concluídas as instalações e efetivação das câmeras de monitoramento nas unidades escolares municipais. O equipamento composto por câmeras e alarmes está integrado com a Central da Guarda Civil Municipal. “As escolas serão monitoradas 24 horas por dia, para garantir a segurança dos alunos e funcionários, além do prédio e de todo material de aula”, disse a secretária Geslayne Dias Camargo.
Além das câmeras de monitoramento, as escolas contam com serviço de portaria com vigilância eletrônica.
O secretário de Segurança, Major Ricardo Secomandi, informa que em eventuais casos de emergência a Guarda pode ser acionada através do telefone 153. “Em caso de ser constatada alguma ameaça de perigo, irregularidade ou, mesmo para averiguação, uma viatura da Guarda será deslocada imediatamente até o local.”
As 106 escolas estão monitoradas. A decisão de reforçar a segurança foi tomada após o recesso escolar de 2013, onde algumas escolas foram alvo de vandalismo. “São 27 mil alunos e nós sabemos da importância degarantir a tranquilidade dos pais”, afirmou o prefeito Carlão Camargo.
(Foto: Quel Moraes)Educação finaliza instalação das câmeras de monitoramento nas escolas municipais


ELE (PREFEITO CARLÃO) SÓ ESQUECEU DE VERIFICAR SE AS ESCOLAS TEM CONDIÇÕES DE USO ANTES DA INSTALAÇÃO DAS CÂMERAS, PORQUE ALGUMAS ESTÃO TOTALMENTE LARGADAS COMO É O CASO DA ESCOLA "JORNALISTA MARIA DO CARMO" NO STELA MARIS.

FATEC COTIA - VAGAS PARA ENSINO SUPERIOR

Estão abertas as inscrições para o vestibular do 2º semestre de 2014 da Fatec Cotia.  Os interessados devem se candidatar exclusivamente pelo site www.vestibularfatec.com.br até o dia 15 de maio. A taxa de inscrição é de R$70,00.
Os cursos oferecidos são: Gestão da Produção Industrial – manhã e noite (40 vagas cada turno); e Gestão Empresarial – manhã e noite (40 vagas cada turno).
A prova será realizada no dia 15 de junho, às 14h. O local do exame será divulgado no dia 9 de junho.
Mais informações em www.vestibularfatec.com.br
(Foto: Quel Moraes)

sábado, 19 de abril de 2014